- Área: 150 m²
- Ano: 2015
-
Fotografias:Ricardo Bassetti
-
Fabricantes: DuPont, Deca, Portobello
Descrição enviada pela equipe de projeto. Localizado no Edifício Louveira (Vilanova Artigas e Carlos Cascaldi - 1946 | 1950), um dos mais importantes ícones da arquitetura modernista de São Paulo, o apartamento de 150 m² encontrava-se totalmente descaracterizado por ter passado por diversas reformas nas últimas décadas, ganha nova vida neste projeto com a reconfiguração espacial e o resgate de elementos presente na arquitetura brasileira nas décadas de 50 e 60.
O Projeto visou potencializar as virtudes do apartamento aliando-as com o momento de vida da nova proprietária e buscar conexões emocionais com o morar. O concreto; os azulejos brancos; o muxarabi em madeira; o piso em cimento queimado; além de dialogarem com a arquitetura do edifício, estiveram presentes nas casas dos familiares mais próximos da Fabiana durante sua infância no interior do Estado.
Os ambientes foram redimensionamos focando numa maior fluidez e sobreposição de usos além de potencializar a iluminação e ventilação natural, antes comprometidas. Uma grande estante em concreto e madeira cria unidade visual e funciona à área social e também a delimita com as áreas íntima e serviço. A fusão do industrial com o retrô dá o tom nas áreas molhadas. O banheiro social foi todo revestido com azulejos rosa. Metais da bancada, chuveiro e torneiras feitos artesanalmente com tubulação em cobre e o lavatório, uma antiga pia em ágata garimpada e restaurada.
Na suíte principal os elementos do banheiro foram desmembrados. O lavatório, fundiu-se ao closet; o sanitário está internamente em um armário de azulejos e parte da antiga lavanderia transformou-se em uma sala de banho privilegiada de luz natural. Durante o processo de concepção a sinergia e atuação com a proprietária foi super importante para que o apartamento traduzisse seu estilo de vida e se tornasse suporte para suas necessidades, memórias e construção de novas experiências.